quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Mau dia para avaliações, mas tem de ser! - Parte 2

Após actividades tão puxadas, que teste tão facilitador, à base de copy paste! Mas mantenho sentimentos contraditórios em relação a este formador ;)

Como devemos sempre ver as coisas pelo lado positivo, deixo aqui uns temas que me chamaram a atenção, o primeiro por achar que pode ser muito útil nas nossas vidas se percebermos bem como o por em prática e o segundo porque tinha essa expressão gravada graças à minha memória cinematográfica (pois, tenho tantas gavetas mentais ocupadas por pormenores de filmes que sobra pouquinho para o resto ihihih)!

Então cá vão:

1º tema

PNL - Programação neurolinguística! 
"A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Nós ensinamos às pessoas algumas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam esta informação para mudar.”
“A PNL é prática. Trata-se de um conjunto de modelos, habilidades e técnicas que nos permitem pensar e agir com mais eficiência no mundo. O objetivo da PNL é ser útil, oferecer mais opções de escolha e melhorar a qualidade de vida.
“A Programação Neurolinguística é a arte e a ciência da excelência, ou seja, das qualidades pessoais. É arte
porque cada pessoa imprime sua personalidade e seu estilo àquilo que faz, algo que jamais pode ser apreendido através de palavras e técnicas. E é ciência porque utiliza um método e um processo para
determinar os padrões que as pessoas usam para obter resultados excecionais naquilo que fazem. Esse
processo chama-se modelagem, e os padrões, habilidades e técnicas descobertas através dele estão a ser
cada vez mais usados em terapia, no campo da educação e profissional, para criar um nível de comunicação
mais eficaz, um melhor desenvolvimento pessoal e uma aprendizagem mais rápida."

(Esta era uma das respostas do teste ;))

Vejam aqui mais informação. Fiquei mesmo interessada neste tema.

2º tema

Hierarquia das necessidades de Maslow
Podem ver aqui  todas as necessidades, mas a que me chamou mais a atenção foi a Necessidade de amor e pertinência, que vem em 3o lugar, e na matéria do curso faz referência à frase do poeta John Donne "Nenhum Homem é uma ilha" como frase que define a necessidade que o homem tem de amar e pertencer a um grupo, enfim, de ter um contacto social. Lembram-se em que filme é dita esta frase? Pois é mesmo esse! Era uma vez um rapaz (About a boy, no original), com o Hugh Grant. Resumidamente, ele achava que até era uma ilha (assim como devem achar muitos outros indivíduos com que nos cruzamos no dia-a-dia e não digo isto de forma simpática ;) ) mas no decorrer da história apercebe-se que afinal não existe tal coisa! Acham que é um mau resumo? Então vejam o filme, vale a pena ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário