terça-feira, 12 de maio de 2015

Arroz Orivarzea

Já conhecia as variedades carolino e agulha, mas graças à generosidade d'A Carpideira Eufórica fiquei a conhecer as variedades integral, aromático e baby rice. Sinceramente, não vejo grande diferença em relação às outras marcas: tem o mesmo sabor e consistência! ;) Mas sabem qual é a diferença que faz diferença? A certificação de produção integrada. E o que é que isso significa?

"A produção integrada é um sistema agrícola de produção de produtos agrícolas e géneros alimentícios de qualidade, baseado em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo, deste modo, para uma agricultura sustentável.
A produção integrada tem por base os seguintes princípios:
  1. Regulação do ecossistema, importância do bem-estar dos animais e preservação dos recursos naturais;
  2. Exploração agrícola no seu conjunto, como a unidade de implementação da produção integrada;
  3. Atualização regular dos conhecimentos dos agricultores sobre produção integrada;
  4. Manutenção da estabilidade dos ecossistemas agrários;
  5. Equilíbrio do ciclo dos nutrientes, reduzindo as perdas ao mínimo;
  6. Preservação e melhoria da fertilidade intrínseca do solo;
  7. Fomento da biodiversidade;
  8. Entendimento da qualidade dos produtos agrícolas como tendo por base parâmetros ecológicos, assim como critérios usuais de qualidade, externos e internos;
  9. Proteção das plantas tendo obrigatoriamente por base os objetivos e as orientações da proteção integrada;
  10. Minimização de alguns dos efeitos secundários decorrentes das atividades agrícolas.
...
  1. Os fertilizantes a aplicar devem obedecer às normas legais vigentes, devendo, em especial, ser isentos ou possuir teores muito baixos de metais pesados ou de outras substâncias perigosas para o ambiente, e ser apenas usados fertilizantes com micronutrientes quando a sua necessidade for tecnicamente reconhecida.
..." Fonte

Ou seja, está ali perto da produção biológica mas tem um preço tão ou mais acessível que as marcas industriais! Em promoção chega perto dos 0.60€! E ainda tive direito a imensos vales de desconto! Querem 1? :) O "cabaz" incluía ainda um avental!




Sem comentários:

Enviar um comentário